Depois de aguardar ansiosamente para poder dirigir e conquistar a CNH é hora de começar a pensar em comprar seu primeiro carro.

Por ser o primeiro veículo – e por conta da empolgação -, muita gente acaba cometendo erros que podem custar caro ao bolso ou gerar insatisfação, pois percebem que não era bem o que estavam esperando.

Se a ideia é não ter surpresas desagradáveis e garantir que seu carro atenda bem a suas necessidades, veja como não errar.

dicas para comprar o seu primeiro carro

Deixar de estabelecer um valor limite

É preciso pensar em quanto poderá pagar no carro para que seu orçamento não fique apertado ou acabe criando dívidas que não pode pagar.

Faça as contas com calma e estabeleça um limite de gastos para comprar seu primeiro carro. Pode ser que o valor não permita a aquisição do carro dos sonhos, mas é preciso começar por algum lugar.

Não considerar os gastos adicionais

Ainda relacionado ao orçamento é preciso pensar que não existe apenas o valor do veículo.

É necessário pagar o IPVA, licenciamento, transferência, revisão mecânica (no caso de veículo usado) e muitos outros.

Pesquise com antecedência os valores que serão necessários para cobrir essas despesas e inclua a conta dos limites a serem respeitados.

Aceitar o valor proposto

Os vendedores sempre querem concretizar a venda, seja em uma concessionária ou os próprios donos do carro.

É bastante comum que anunciem o preço um pouco acima do aceitam para fechar o negócio, por isso, sempre vale a pena tentar negociar e baixar um pouco o valor.

Após avaliar o veículo e havendo interesse em ficar com ele, faça uma contraproposta com base no valor que foi anunciado e tente obter algum desconto ou outro tipo de benefício.

Junto às concessionárias é possível conseguir IPVA grátis, som automotivo e alguns outros itens que podem ser bastante interessantes.

Achar que somente carro 0 km serve

Para quem não tem muito dinheiro, uma opção é optar pelos carros seminovos ou usados, por já estarem rodando há algum tempo são mais acessíveis que o 0km e não desvalorizam tanto no primeiro ano.

Se optar por um seminovo, pode conseguir um excelente preço e por não ter um desgaste muito grande, precisará de poucos reparos.

Nesse caso, poderá comprar as peças automotivas online, pagar menos por elas e garantir a manutenção para que o veículo esteja em boas condições de rodas.

Apenas tome cuidado para fazer compras em sites confiáveis, como no site Pecasdecarros24.pt.

Pensar que sabe tudo ao comprar seu primeiro carro

Por mais que seja um apaixonado por carro, algumas coisas só se aprende no cotidiano e outras somente um profissional poderá orientar.

No caso de comprar um veículo já usado, leve um mecânico de confiança para que ele possa fazer uma avaliação ou contrate uma empresa especializada no serviço.

Ao fazer isso terá mais segurança em adquirir um automóvel que esteja em boas condições e não será engando por vendedores mal intencionados.

Não fazer um teste drive

Não é apensas a aparência que precisa estar boa, o carro deve ser confortável, ter um bom desempenho, ser pouco ruidoso e outros.

Como saber de tudo isso? Fazendo um test-drive.

Depois de avaliar o carro, dê uma volta com ele por algumas ruas para entender como ele se comporta, se responde bem e atende as expectativas.

Nesse momento é preciso ouvir os sons. Dependendo do ruído, você pode identificar algum problema que antes não estava aparente.

Encantar-se com o carro e esquecer-se da documentação

Se a compra está sendo de um 0 km, os riscos são bem menores, mas quando se trata de carros usados, a atenção ao documentos deve ser redobrada.

Pegue o número do Revanam e faça uma consulta na internet para saber se a documentação está todo ok, se existe alguma alienação, multa pendente e se o IPVA está em dia.

É claro que isso deve ser solicitado ao dono, mas pesquisar por conta própria é uma segurança a mais.

Havendo qualquer irregularidade ou pendência é melhor não arriscar.

Nesse caso, a dica é deixar essa opção de lado e sair em busca de outras.

Comprar o seu primeiro carro será bastante empolgante, mas, se não quiser cometer erros já na primeira vez, vale a pena ficar bem atento a essas dicas e sempre contar com a ajuda de pessoas mais experientes.