A nova moda entre as blogueiras de beleza e os adeptos ao uso de produtos naturais é lavar o cabelo usando  bicarbonato de sódio e vinagre de maçã . Isso mesmo que você leu, o bicarbonato de sódio que é um coringa no dia-a-dia das donas de casa (pode perguntar para sua mãe) também pode fazer maravilhas pelo seu cabelo.

Além de mais econômico e saudável, a solução garante fios soltos, sedosos e com brilho por mais tempo. Usando este produto fica fácil livrar o seu cabelo de restos de produtos químicos, o que vai fazer com o cabelo ganhe uma aparência saudável. Entre os benefícios do uso do bicarbonato como xampu, está o fato do produto não possuir ingredientes nocivos, como as substâncias químicas como parabeno, corante, entre outras.

Como eles funcionam

O bicarbonato de sódio age na remoção de gorduras e deixa os fios livres da oleosidade. Porém, como seu pH é alcalino, ele acaba abrindo as escamas dos fios. Aí que entra o vinagre na equação, com ph ácido, para ajudar a fechar as cutículas e manter os fios saudáveis e mais brilhantes.

Veja como lavar seus cabelos com Bicarbonato de Sódio e Vinagre de Maça

Bicarbonato de Sódio: uma colher de sopa
Vinagre de Maçã: das colhers de sopa

  1. Dilua o bicarbonato de sódio em um copo d’água morna e, em seguida, aplique na cabeça.
  2. Comece aplicando no couro cabeludo e depois vá espalhando, até chegar nas extremidades.
  3. Esfregue como de costume, deixe por uns dois minutos e enxague.
  4. Agora misture o vinagre de maçã em um copo d’água morna e despeje sobre os cabelos.
  5. Você vai notar que as escamas do fio se fecharão e sua mão vai conseguir deslizar normalmente por eles.

Dica: Você pode misturar algumas gotas de óleos essenciais ou de óleo de Argan a mistura de vinagre, para deixar o cabelo mais macio.

O Outro lado

Em nota oficial, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concluiu que não haviam provas científicas que sustentassem as afirmações contra as substâncias tensoativas citadas e que, portanto, elas não se enquadram na lista das cancerígenas. Além do falso alarme, a alternativa com bicarbonato e vinagre não é a melhor opção para a lavagem dos fios.

Portanto se você não ainda tem receio, pode optar por trocar o uso do shampoo e condicionador pela solução em pelo menos uma ou duas das lavagens e ir substituindo gradualmente.